Farinha de Aveia Sem Glúten Kit 5x 1Kg Cerealistas Brasil
A Farinha de Aveia é produzida com a parte interna do grão, passando pelo processo de moagem, resultando em um pó fino e homogêneo. Contém fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, entretanto durante o processamento há uma perda parcial das fibras e da concentração dos micronutrientes quando comparada a Aveia em Flocos ou o Farelo de Aveia, contudo se mantem muito nutritiva, funcional e com muitos benefícios.
Rainha dos Cereais, assim foi nomeada a Aveia! Destaca-se por ser um alimento completo, nutritivo, saboroso e econômico!
A Aveia é um cereal de nome científico Avena sativa L. Trata-se de um ingrediente versátil presente em receitas doces e salgadas, agregando diversas dietas e estilos de alimentação saudável, por ter excelente valor nutricional, rico em nutrientes e com diversos benefícios, considerada um grão integral e um alimento funcional seu consumo cresce exponencialmente.
Na Culinária Sem Glúten a Aveia está classificada no grupo de Farinha de Estrutura, tendo como função dar sustentação e firmeza a massa durante o desenvolvimento do fermento, possibilitando que a massa cresça e evite que afunde durante ou após o assamento.
Um detalhe importante a Aveia por ser rica em fibras, tem grande capacidade de absorção de líquidos, então quando utilizada de maneira isolada, algumas preparações poderão resultar em uma massa mais pesada e embatumada, contudo se utilizada em combinação com outra Farinha também do grupo de Estrutura com menor concentração de fibra, como a Farinha de Arroz Branca, haverá um resultado mais satisfatório.
Na dieta vegana há 9 grupos alimentares fundamentais para manter equilíbrio e variedade, e a Aveia está presente em um deles, no grupo de Cereais. Tendo grande importância por ser uma boa fonte de nutrientes, como o ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês e vitaminas B1 e B5, contendo aproximadamente 18g de proteína e 7g de fibra a cada 120g de Aveia.
A proteína que contém na Aveia é a Avenalina, popularmente conhecida como proteína de aveia, representando cerca de 80% do total de proteínas. E o importante destacar a Avenalina não é encontrada em nenhum outro grão.
Existem três versões de Aveia, sendo elas, Aveia em Flocos (Fino, Médio ou Grosso), Farelo de Aveia e a Farinha de Aveia.
INGREDIENTES
Aveia – NÃO CONTÉM GLÚTEN
RECOMENDAÇÃO DE USO
Pode ser utilizada em diversas receitas doces e salgadas, como mingaus, smoothies, panquecas, biscoitos, bolos, pães, tortas e até mesmo como espessante em sopas e molhos.
RECOMENDAÇÃO DE ARMAZENAGEM
Lembre-se de guardar seu produto em local seco, fresco, ventilado e protegido da luz do sol.
Evite locais como o fogão, a pia ou geladeira, que podem comprometer a qualidade do produto por conta da umidade ou calor.
Após a embalagem ser aberta para consumo, manter devidamente fechada com o Fecho Zip da própria embalagem. Caso deseje retirar o produto da embalagem original, certifique que seu pote ou recipiente está limpo e esterilizado, e, não misture produtos novos com antigos.
>>> PERGUNTAS E RESPOSTAS <<<
O que é aveia do que é feita?
A aveia é um cereal integral feito a partir do grão da planta Avena. É uma planta rústica, resistente e se adapta melhor aos climas frios. Existem várias espécies da aveia, mas duas destaca-se na produção mundial, sendo a Avena Sativa conhecida também como Aveia Branca, e a Avena Byzantina conhecida por Aveia Amarela.
Qual os tipos de Aveia?
Há três versões que a Aveia pode ser encontrada, sendo em Flocos com variação de Fino, Médio e Grosso, em Farelo e por fim em Farinha.
Qual a diferença entre Flocos, Farelo, e Farinha de aveia?
A diferença entre a Aveia em Flocos, o Farelo de Aveia e a Farinha de Aveia está no processamento dos grãos da aveia e no valor nutricional, uma vez que:
A Aveia em Flocos, é produzida a partir da prensagem dos grãos inteiros, até estarem com formato achatado, preservando integralmente seus nutrientes. Ou seja, as fibras, carboidratos, vitaminas e minerais são poupados, não havendo perdas nutricionais. Disponível nas versões finos, médios e grossos, não havendo diferença nutricional, no qual a diferença se dá apenas no processo de corte e flocagem.
Já o de Farelo de Aveia, é produzido com a parte externa (casca) do grão onde concentrasse a maior parte das fibras e das proteínas. Sendo assim é rico em fibras solúveis e insolúveis, e com menor concentração de carboidratos, contendo vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Por fim a Farinha de Aveia, é produzida com a parte interna do grão, passando pelo processo de moagem, resultando em um pó fino e homogêneo. Contém fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, entretanto durante o processamento há uma perda parcial das fibras e da concentração dos micronutrientes quando comparada a Aveia em Flocos ou o Farelo de Aveia, contudo se mantem muito nutritiva, funcional e com muitos benefícios.
Tem como transformar flocos de aveia em farinha de aveia?
Sim, e é bem simples de fazer sua própria Farinha de Aveia.
Normalmente a Farinha de Aveia Caseira é feita a partir da Aveia em Flocos, porém temos como opção utilizar o Farelo de Aveia ou até mesmo os dois juntos.
Em um liquidificador ou processador coloque a Aveia em Flocos, triture (bata) até que se transforme em Farinha, dosando a espessura deseja da Farinha.
Recomenda-se que este processo seja realizado antes do consumo ou preparo de receitas. Mas lembre-se uma xícara de Flocos de Aveia ou Farelo de Aveia antes de ser triturados não tem a mesma proporção em volume que a Farinha de Aveia. Desta forma, faça a moagem (trituração), após meça a quantidade (xícara, peso, colher) que deseja utilizar.
Pode usar farelo de aveia como farinha?
Sim, é possível usar o Farelo de Aveia como Farinha, ou até mesmo em substituição da própria Farinha de Aveia. Mas é sempre importante levar em consideração as diferentes características e funções de cada ingrediente antes de fazer substituições, sendo assim indicasse que a substituição seja gradativa uma vez que influenciam diretamente no resultado final das preparações.
Qual tipo de aveia é melhor para consumo?
Está decisão deve ser baseada em seu objetivo e preferências, pois cada tipo de Aveia tem suas características, benéficos e funções nutricionais únicas.
Aveia engorda?
Apesar da Aveia ter uma quantidade alta em carboidratos, seus carboidratos são complexos e de difícil digestão por conta da quantidade presente de Fibra Solúveis e Insolúveis, ou seja, quanto maior a quantidade de Fibra menor é a velocidade de absorção do carboidrato, levando mais tempo para digestão, destaca-se também a alta concentração de proteínas na Aveia, além de todos os demais benefícios.
Tanto a Aveia bem como nenhum outro alimento consumido de forma isolada e com moderação engordam! Importante frisar que o sobrepeso e a obesidade se dão com o consumo excessivo e por um tempo prolongado de diversos alimentos em conjunto, também não se deve excluir fatores ambientais, sociais e psicológicos, que contribuem para que algumas pessoas comam mais que o necessário havendo ganhando de peso. Lembre-se cada pessoa tem suas particularidades, desta forma, recomendasse que haja um acompanhamento médico e orientação para os cuidados com a alimentação e saúde, criando hábitos saudáveis.
Tem glúten na aveia?
Está é uma dúvida muito recorrente, e vamos esclarecer! Não, a Aveia é naturalmente livre de glúten, porém pode ocorrer o que chamamos de Contaminação Cruzada por Glúten, ou seja, a transferência indesejada de proteínas de glúten de um alimento ou superfície para outro alimento, acontecendo de forma direta ou indireta durante o plantio, processamento, fracionamento, transporte ou armazenamento.
A Aveia sem Glúten é uma ótima opção para pessoas com restrições alimentares relacionadas ao glúten ou aquelas pessoas que desejam remover ou evitar o consumo de glúten, tendo grande importância na Culinária sem Glúten.
Pode congelar aveia em flocos?
Sim, a Aveia pode ser congelada, mas atenção o congelamento pode afetar ligeiramente a textura. Realizar o processo de congelamento e descongelamento correto é fundamental, então para congelar acondicione a aveia em porções em sacos ou recipientes próprios para freezer, para o descongelamento mantenha na geladeira até que descongele por completo antes de ser usada.
IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS
Por tratar-se de produtos naturas livres de conservantes ou aditivos químicos, pode pontualmente haver leves variações de cor, textura, tamanho, granulagem da partícula, e/ou até mesmo o sabor.
Deixe seu comentário e sua avaliação