A muitos anos a Fibra de Bambu ou Farinha de Bambu é utilizada na Panificação dos países Europeus e vem ganhando destaque a nível mundial. A fibra de bambu é um alimento natural e funcional, produzida a partir da planta Dendrocalamus, após higienização e secagem, sua fibra é extraída da casca do broto de bambu e moída, resultando em um alimento natural rico em nutrientes oferecendo uma série de vantagens para o nosso organismo.
Ganhando notoriedade no mundo da nutrição por seus diversos benefícios a Farinha de Bambu atualmente é a Farinha que contém maior aporte de fibras alimentares e insolúveis, representando 100% em Fibras a cada 100g, sendo 0 (zero) gramas de carboidratos, gorduras e açucares e há somente 0,8 gramas de calorias a cada 100g, sendo ideal para pessoas que buscam um estilo de alimentação saudável, Low Carb, Cetogênica, Diabéticos e para Perda de Peso.
A Fibra de bambu é um pó extremante fino, de cor branca, sem sabor e inodoro, o que facilita a sua incorporação em diversas receitas doces ou salgadas, não alterando o sabor original, tendo como principais funcionalidades ser antiaglutinante (aditivo alimentar usado para evitar que as partículas se aglomerem e formem uma espécie de caroço), retenção de líquidos, controle de umidade, melhor textura e aumento do valor nutricional do produto final.
Uma de suas características da Fibra de Bambu é dar volume as receitas, sendo que 5 (cinco) gramas de Fibra de Bambu equivale a cerca de um volume de 15,5, ou seja, a Fibra é leve, porém volumosa, está informação é de extrema importância para que ao ser agregada em uma receita possa ser feito os devidos cálculos de proporção. Já a sua capacidade de absorção de líquidos é de 3 a 5 gramas de água para cada 100 gramas de Fibra, auxiliando na textura, trazendo maciez, dando volume e criando uma casca firme (crostas).
INGREDIENTES
Fibra de Bambu – NÃO CONTÉM GLÚTEN
RECOMENDAÇÃO DE USO
Recomenda-se que a Fibra de Bambu ou Farinha de Bambu seja utilizado na Culinária em Geral, Confeitaria e Panificação, na produção de pães, temperos, molhos, produtos lácteos, extrusados (cocção que mistura, esteriliza e conserva os nutrientes dos alimentos), cárneos (produtos derivados da carne, que podem ser processados ou curados) e etc.
RECOMENDAÇÃO DE ARMAZENAGEM
Lembre-se de armazenar sua Fibra de Bambu local um seco, fresco, ventilado e protegido da luz do sol, evitando locais como o fogão, a pia ou geladeira, que podem comprometer a qualidade do produto por conta da umidade ou calor.
Após a embalagem ser aberta para consumo, mantenha devidamente fechada. Caso deseje retirar o produto da embalagem original, certifique que seu pote ou recipiente está limpo e esterilizado, e, não misture produtos novos com antigos.
ESTILO DE ALIMENTAÇÃO
Low Carb: Sim
Zero Açúcar: Sim
Zero Lactose: Sim
Sem Glúten: Sim
Sem Ovos: Sim
Sem Soja: Sim
Sem Conservantes: Sim
Sem Corantes: Sim
Sem Aromatizantes: Sim
0% de Gordura Trans: Sim
Vegano: Sim
Introdução Alimentar: Sim
Baby Friendly: Sim
Celíacos: Sim
APLV: Sim
Sem OGM: Sim
>>> PERGUNTAS E RESPOSTAS <<<
A fibra de bambu engorda?
Não, a Fibra de Bambu não engorda, isto porque é uma Fibra insolúvel e não absorvida pelo nosso organismo, sendo 0 (zero) gramas de carboidratos, gorduras e açucares e há somente 0,8 gramas de calorias a cada 100g e 100% de Fibras.
Tanto a Fibra de Bambu bem como nenhum outro alimento consumido de forma isolada e com moderação engordam! Importante frisar que o sobrepeso e a obesidade se dão com o consumo excessivo e por um tempo prolongado de diversos alimentos em conjunto, também não se deve excluir fatores ambientais, sociais e psicológicos, que contribuem para que algumas pessoas comam mais que o necessário havendo ganhando de peso. Lembre-se cada pessoa tem suas particularidades, desta forma, recomendasse que haja um acompanhamento médico e orientação para os cuidados com a alimentação e saúde, criando hábitos saudáveis.
Qual a diferença entre a fibra de bambu e outras fibras?
A Fibra de Bambu é mais uma opção de fibra alimentar, porém é composta 100% de Fibras Alimentares e Insolúveis, 0 (zero) em carboidratos, gorduras e açucares e há somente 0,8 gramas de calorias a cada 100g. É uma alternativa sustentável e ecológica, pois o bambu é uma planta de crescimento rapidamente exigindo pouca água e nenhum pesticida para crescer, o que o faz ser um superalimento natural e funcional com diversos benefícios e vantagens nutricionais para a sua saúde, apresentando diferentes características e funcionalidades em sua aplicação quando comparada a outras Fibras.
Como armazenar a fibra de bambu?
Armazene sua Fibra de Bambu local um seco, fresco, ventilado e protegido da luz do sol, evitando locais como o fogão, a pia ou geladeira, que podem comprometer a qualidade do produto por conta da umidade ou calor.
Em termos de utilização posso substituir 100% as Farinhas de uma receita por Fibra de Bambu?
Não, não é possível substituir 100% das Farinhas de uma receita exclusivamente por Fibra de Bambu, é um importante componente de sustentação quando unida a outras farinhas. Ou seja, a Fibra de Bambu deverá ser agregada parcialmente nas receitas junto a outras Farinhas.
Posso substituir a Farinha de Coco por Fibra de Bambu?
Não se deve substituir integralmente 1 por 1 a Farinha de Coco por Fibra de Bambu, o indicado é realizar a substituição proporcional, no qual a Fibra de Bambu tem características e capacidade de absorção diferente quando comparada a Farinha de Coco.
Posso substituir a Psyllium por Fibra de Bambu?
Não se deve substituir integralmente 1 por 1 o Psyllium por Fibra de Bambu, o indicado é realizar a substituição proporcional, no qual a Fibra de Bambu tem características e capacidade de absorção diferente quando comparada com o Psyllium.
Posso substituir a Farinha de Linhaça por Fibra de Bambu?
Não se deve substituir integralmente 1 por 1 a Farinha de Linhaça por Fibra de Bambu, o indicado é realizar a substituição proporcional, no qual a Fibra de Bambu tem características e capacidade de absorção diferente quando comparada a Farinha de Linhaça.
Posso substituir a Farinha de Aveia por Farinha de Oleaginosa?
Não, pois a Farinha de Aveia tem um características totalmente diferente das Farinhas de Oleaginosas. A Farinha de Aveia é composta de Fibra e não contém óleo, já as Farinha de Oleaginosas contém óleo natural do fruto e não contém quantidades significativas de fibras, no qual exigem diferentes composições de ingredientes para trazer umidade, leve e maciez.
Tem glúten na Fibra de Bambu?
Está é uma dúvida muito recorrente, e vamos esclarecer! Não, a Fibra de Bambu é naturalmente livre de glúten, porém pode ocorrer o que chamamos de Contaminação Cruzada por Glúten, ou seja, a transferência indesejada de proteínas de glúten de um alimento ou superfície para outro alimento, acontecendo de forma direta ou indireta durante o plantio, processamento, fracionamento, transporte ou armazenamento.
Tendo grande importância na Panificação, Confeitaria e Culinária sem Glúten a Fibra de Bambu é uma ótima opção para pessoas com restrições alimentares, ou aquelas que desejam remover ou evitar o consumo de glúten.
Dica! Atente-se ao rótulo, a lista de ingredientes e informações que constam na embalagem do produto. Segundo a normativa Brasileira Alimentos Sem Glúten, devem conter obrigatoriamente em seu rótulo a inscrição “não contém glúten”, contudo há variações como por exemplo, sem glúten, livre de glúten ou isento de glúten, que resulta no mesmo termo indicado anteriormente.
IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS
Por tratar-se de produtos naturas livres de conservantes ou aditivos químicos, pode pontualmente haver leves variações de cor, textura, tamanho, granulagem da partícula, e/ou até mesmo o sabor.
Deixe seu comentário e sua avaliação